VIVER SEMPRE - MORRER JAMAIS

Pensar, sentir, agir sem cessar: VIDA.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

APRENDE A VALORIZAR O QUE SABES AGORA




Conhecimento é como comida; quando em excesso por mais maravilhosa, deliciosa e nutritiva que seja; faz muito mal; intoxica até - quando sabemos demais e não aplicamos; é a mesma coisa passamos mal; sofremos e, pior: fazemos outros sofrerem.

Na vida contemporânea há uma ansiedade, angústia até, pela informação; saber – o medo de ficar para trás ou ser ultrapassado e não saber consumir faz algumas pessoas adoecerem.

Aprende a não te angustiar pelo que ainda não sabes.

Valoriza o saber do momento; pois ele é o que dá a interpretação que traz em si a sensação de paz ou de angústia, de alegria ou sofrer.

Progredir, melhorar, dentre muitas coisas também é conhecer os mistérios do tempo; que traz consigo a lei da relatividade.
O que acreditei como válido ontem, pode agora, ser inválido.
Tudo que eu quis posso não querer mais agora.
O que planejei como ideal pode ser inadequado para este momento.

Além disso:
Aprende a separar o teu saber do dos outros.
O que é teu é teu – o que é meu é meu.
Nosso saber pode ser parecido; jamais igual.
Não te compares a ninguém – tu és um ser incomparável.

Cada um deve cuidar de si e do que repassa aos outros:
O que me serviu no passado como bem ou como mal; pode servir para outros agora, ao inverso do que senti naquele momento - pensemos nisto ao ditar regras e passar informações como se fossem verdades.

Valoriza, com a aplicação prática, o teu saber deste momento - sabendo com clareza que ele é apenas um fragmento que incorpora toda a realidade.

Podemos senti-lo, o nosso saber, como felicidade ou como dor; é a escolher: na “feira” do existir, mera questão de livre-arbítrio.
Então, já, agora, neste momento; torna-te, sinta-te feliz e trabalha para manter essa felicidade.
Apenas não esqueças que tudo, no sentir-se feliz, depende de mim, de você e de nós; pois tudo fica em nós; tudo sai de nós; vive e morre em nós; somos a unidade na diversidade; a minha felicidade depende da tua, tentemos não desapontar, infelicitar usando nosso saber ou a desculpa do nosso não saber como álibi.

Não é preciso armazenar saber nada mais do que já sabemos para viver no futuro; basta apenas praticar o que já conhecemos no presente.
O futuro ainda não existe, liberta-te desse outro fantasma.
Liberta-te de tuas necessidades futuras; isso é uma mentira que te ensinaram, para que possas ser dominado e explorado.

Usar o saber com o intuito apenas de prover o futuro de coisas temporárias; é o máximo do desperdício dos recursos do saber, trabalho e tempo.
Quando a ambição leva ao supérfluo, ao obsoleto, o homem abandona-se à própria sorte; no momento da grande viagem. E, quem acumula mais que o necessário, torna-se depositário dos bens coletivos; uma tarefa da qual poucos se saem bem – pensemos nisso; pois, podemos estar criando angústia e desequilíbrio que necessitam de reparação; apenas fazendo mau uso do saber.

Trabalhador com muitas ferramentas e sem prática – além de não saber o que fazer com elas ainda vai causar problemas...


Namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário